Modernização Trabalhista abre caminho para retomada de empregos, diz FIERGS

Legislação

A Modernização Trabalhista, em vigor no País a partir de 11 de novembro, dinamiza e representa um grande avanço nas relações entre contratados e contratantes, abrindo caminho para a retomada dos empregos. A posição é da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), para quem a desburocratização nas relações de trabalho valida a negociação coletiva e reduz o cenário de insegurança jurídica. "O Brasil se coloca ao lado de outras economias mundiais nas quais a valorização do diálogo entre empresas e trabalhadores, representados pelos seus sindicatos, prevalece na busca de soluções mutuamente benéficas. A reforma traz segurança para a negociação coletiva e prestigia o diálogo entre as partes", diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Para a FIERGS, esta modernização se impõe diante da evolução da sociedade brasileira e do mundo, e cumpre agora promover o equilíbrio entre a necessária e urgente geração de empregos formais no Brasil e as garantias objetivas dos empregados. "Equilíbrio deve ser buscado sem ideologização da matéria. Equilíbrio por si mesmo afasta os radicalismos. É necessário que, neste momento, lideranças sindicais de trabalhadores parem de olhar apenas para quem está ocupado e se voltem também para aqueles desempregados. As filas do Sine não vão diminuir se continuarmos insistindo com legislação e dispositivos arcaicos", enfatiza Petry.

Segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, apesar de a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ter sido importante para fixar direitos e salvaguardar trabalhadores, ela tem mais de 70 anos e necessitava de atualização. "A modernização não atinge direitos consagrados. Apenas reduz a burocracia das relações de trabalho, aprimorando a comunicação entre as partes, abrindo um cenário de mais colaboração e segurança jurídica. Isso proporciona a melhoria do ambiente de negócios, o que contribui com o crescimento econômico, beneficiando as empresas, os trabalhadores, bem como nosso País", explica o presidente da FIERGS.

A entidade reforça que entre algumas das principais novidades trazidas pela Modernização Trabalhista destacam-se a prevalência do negociado sobre o legislado, a regulamentação do teletrabalho e do trabalho intermitente e a previsão de que a contribuição sindical passe a ser facultativa. Além disso, os direitos fundamentais dos trabalhadores são mantidos, tais como férias, 13º salário, licença-maternidade e paternidade, seguro desemprego, FGTS e aposentadoria. A FIERGS, porém, ratifica a necessidade de o Brasil continuar avançando por meio de outras iniciativas, como as reformas da Previdenciária e Tributária.

Fonte: FIERGS

O Programa Conecta Educação 2017 tem encerramento e premiação

Professores de escolas das redes pública e privada de Santa Rosa receberam certificados de participação em capacitações destinadas a qualificar o processo de ensino na sala de aula por meio da tecnologia. É o projeto Conecta Educação, realizado desde o começo do ano pela Agência de Desenvolvimento (AD) de Santa Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a 17ª Coordenadoria Regional de Educação. Palestras e cursos marcaram o último encontro deste ano, na Unijuí em Santa Rosa.

No fim do evento, foi entregue o prêmio Conecta Educação, para o qual estavam inscritos 24 projetos. O vencedor foi "Conectando Saberes: o Google For Education na prática", das professoras Claudenir Beatriz Grizotti e Sandra David, da Escola Municipal Paul Harris. A iniciativa visa a disseminar para os colegas do educandário o que a dupla aprendeu durante o ano, no Conecta Educação. "Com este projeto buscamos a aplicabilidade da tecnologia em sala de aula, para mobilizar a escola na busca de uma educação interativa", disse Claudenir. A escola recebeu 20 óculos de realidade virtual para uso em sala de aula e R$ 750,00.

Em segundo lugar ficou a professora Giustina Luísa Rozek Sirena, da Escola EEEF Edmundo Pilz. E dividindo o terceiro lugar, ficou a Professora Monica Canal da Centro de Formação Profissional SENAI Vergílio Lunardi e a Professora Joice Waier da EEEM Santos Dumont. Todas foram premiadas com uma premiação em dinheiro e óculos de realidade virtual para utilizarem em suas aulas.

Os treinamentos foram ministrados pela consultora Maidi Dalri, credenciada no Google For Education, plataforma base do projeto. "Encontrei em Santa Rosa a maior velocidade de mudança por parte dos professores, em relação ao domínio tecnológico. No terceiro encontro, educadores já estavam aptos a usar as ferramentas." Maidi atua com as qualificações no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e São Paulo. O Conecta Educação foi viabilizado pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa, CCL Concreto, Hey Peppers!, Sicredi União RS, Sinduscom Noroeste RS, Simmme.SR, Sintralog, Instituto Sinodal Da Paz e Colégio Concórdia.

← Página anteriorPágina seguinte →